Cursos de Percursos por Fases

Fase Intermediária I

Curso 01 - Colaboração Virtual e Uso das Redes Sociais na Aprendizagem

Cada vez mais cedo alunos acessam as redes sociais enquanto a grande maioria dos educadores receiam incorporá-las no contexto escolar, em razão do desconhecimento, o que pode inviabilizar o bom funcionamento da escola. Todavia, as redes sociais podem facilitar o gerenciamento do trabalho pedagógico e melhorar o diálogo dos professores com suas turmas, propondo atividades para grupos de alunos e trabalhar a aprendizagem de forma individualizada.

A inclusão das novas tecnologias e a partilha do conhecimento e aprendizado nas redes sociais abertas tornam-se elementos centrais da sociedade do século 21 e permitem aos professores criar e organizar seus próprios processos de ensino, estimulando e acompanhando a produção dos alunos.

A combinação e funcionalidade desses meios de comunicação é imensa. A disponibilização de conteúdos multimídia, ferramentas de autoria e de comunicação geram a motivação pela partilha do conhecimento dos alunos. O uso das redes sociais no contexto educacional a fim de capacitar professores na Web 2.0 é uma das abordagens do curso.


Curso 02 - Implantação das TIC na Escola e Criação de Portfólios Digitais

Imagine este cenário: uma escola onde os alunos são felizes e engajados em aprender, a trabalhar em projetos e em pesquisa; onde os alunos descobrem o prazer de saber; onde o aluno está no centro do processo da aprendizagem. A escola do século 21 certamente está próximo dessa realidade e propõe uma didática e comunicação mais individualizadas.

Os alunos nascidos em mundo transformado pelas novas tecnologias demandam por professores e escolas capazes de dialogar com eles e capazes de incorporar pedagogicamente as tecnologias no ambiente escolar.

Entretanto, as tecnologias em si não são a solução de todos os problemas se não forem utilizadas de forma planejada, sob o risco se tornarem instrumentos para a repetição de modelos tradicionais de ensino.

Por essa razão cabe aos gestores das escolas promoverem a formação dos seus professores para que consigam adquirir competências necessárias para incorporar as tecnologias no processo de ensino e aprendizagem dentro e fora da escola. Dessa forma, saber lidar com essas realidades e assumir a mudança é o primeiro passo para alterar o atual modelo de ensino, aplicado há 150 anos, para o novo modelo da escola do século 21.

Nesta fase do curso serão abordadas questões e práticas sobre como implantar as TIC no ambiente escolar, educação em nuvem e criação de portfólios.


Informações Complementares:

Caso tenha efetuado a sua opção de compra, verifique o início de sua participação nas atividades do Curso.

A Secretaria de Cursos da Topict Learning fará contato para lhe repassar informações complementares, de acordo com a sua opção de compra.