Cursos Opcionais

Avaliação de Softwares Educacionais

As tecnologias podem ser grandes aliadas no desenvolvimento cognitivo dos alunos, em especial através do uso de softwares educacionais, que muitas vezes são utilizados de forma subestimada e em muitos casos geram confusão e até mesmo temor - com exagerada frequência, não fazem mais do que servir de “maquiagem”. Em razão deste contexto, é imperativo que os educadores aprendam a identificar e compreender o conceito de Software Educacional (SE) para integrá-lo no processo de ensino e aprendizagem e, dessa forma, contribuir na criação de um ambiente que ofereça possibilidades para o aluno associar os conceitos estudados com aplicação no seu cotidiano, sem perder de vista que em alguns programas as interfaces e as atividades disponibilizadas deverão também permitir trabalhar os aspectos lúdicos, a fim de despertar o interesse por parte dos alunos.

Portanto, é fundamental considerarmos o papel do professor na escolha do software educacional, e sua escolha deverá estar fundamentada em razão da sua proposta pedagógica. Não se faz uma proposta de ensino para inserir um software. Pelo contrário, o software deverá ser escolhido de acordo com a proposta de ensino adotada. Com base nesse critério, este módulo foi desenvolvido para auxiliar educadores quanto aos critérios avaliativos da seleção de softwares educacionais e sobre interatividade com os usuários escolares, respectiva classificação de softwares, entre outros dados que possam influenciar positivamente no processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.


Informações Complementares:

Caso tenha efetuado a sua opção de compra, verifique o início de sua participação nas atividades do Curso.

A Secretaria de Cursos da Topict Learning fará contato para lhe repassar informações complementares, de acordo com a sua opção de compra.