Cursos por Níveis

Unidade I

Curso 01 - Aplicação Didática da Internet em Sala de Aula

Na educação, é unânime a opinião dos professores de que há muita informação na Web, o que dificulta muito a seleção do melhor conteúdo.

Entretanto, a Web abriu um grande filão didático e seus mecanismos automatizaram a relação dos usuários com o texto, a exemplo do uso dos comandos “Cltrl-C” e “Ctrl-V” que permitem copiar, colar textos e imagens retirados de navegadores e processadores de texto, embora o uso desse comando tenha contribuído para Conteúdo a banalização do plágio nos ambientes educacionais.

Em razão desse cenário, este curso tem como principal abordagem contribuir pedagogicamente para que professores consigam transferir seus conhecimentos, permitindo que os alunos desenvolvam competências para elaboração de textos a partir das suas reflexões e pesquisas da internet.

A pesquisa deve ser utilizada como busca do conhecimento e responder a questões que sejam da autoria dos alunos.


Curso 02 - Escrita Digital para Edição de Conteúdos Digitais e Criação de Mapas Mentais

A incorporação das TIC, mais especificamente a internet está criando novos hábitos de comunicação entre pessoas, que acabam se adaptando às facilidades das novas tecnologias. A presença dos computadores e dos dispositivos móveis poderão certamente contribuir com o desenvolvimento dos processos básicos de leitura e escrita. Muitos professores já recorrem às TIC no trabalho com alunos com dificuldades de aprendizagem, nomeadamente no desenvolvimento das competências básicas de leitura e escrita.

É importante que os alunos dominem a forma da expressão escrita para que sejam capazes de comunicar suas mensagens de forma clara. A abordagem do curso está focada no texto e na escrita, na integração de imagens e som, para elaboração de materiais digitais e na criação de mapas mentais.

Na segunda parte será trabalhada a criação de mapas mentais, recurso importante para o educador, porque proporciona meios para fazer uma avaliação diagnóstica mais dinâmica do aprendizado de seus alunos. Serão apresentados conceitos fundamentais, abordagem e características sobre mapas mentais e relação com a aprendizagem.

Curso 03 - Colaboração Virtual e Uso das Redes Sociais na Aprendizagem

Cada vez mais cedo alunos acessam as redes sociais enquanto a grande maioria dos educadores receiam incorporá-las no contexto escolar, em razão do desconhecimento, o que pode inviabilizar o bom funcionamento da escola. Todavia, as redes sociais podem facilitar o gerenciamento do trabalho pedagógico e melhorar o diálogo dos professores com suas turmas, propondo atividades para grupos de alunos e trabalhar a aprendizagem de forma individualizada.

A inclusão das novas tecnologias e a partilha do conhecimento e aprendizado nas redes sociais abertas tornam-se elementos centrais da sociedade do século 21 e permitem aos professores criar e organizar seus próprios processos de ensino, estimulando e acompanhando a produção dos alunos.

A combinação e funcionalidade desses meios de comunicação é imensa. A disponibilização de conteúdos multimídia, ferramentas de autoria e de comunicação geram a motivação pela partilha do conhecimento dos alunos. O uso das redes sociais no contexto educacional a fim de capacitar professores na Web 2.0 é uma das abordagens do curso.


Curso 04 - Implantação das TIC na Escola e Criação de Portfólios Digitais

Imagine este cenário: uma escola onde os alunos são felizes e engajados em aprender, a trabalhar em projetos e em pesquisa; onde os alunos descobrem o prazer de saber; onde o aluno está no centro do processo da aprendizagem. A escola do século 21 certamente está próximo dessa realidade e propõe uma didática e comunicação mais individualizadas.

Os alunos nascidos em mundo transformado pelas novas tecnologias demandam por professores e escolas capazes de dialogar com eles e capazes de incorporar pedagogicamente as tecnologias no ambiente escolar.

Entretanto, as tecnologias em si não são a solução de todos os problemas se não forem utilizadas de forma planejada, sob o risco se tornarem instrumentos para a repetição de modelos tradicionais de ensino.

Por essa razão cabe aos gestores das escolas promoverem a formação dos seus professores para que consigam adquirir competências necessárias para incorporar as tecnologias no processo de ensino e aprendizagem dentro e fora da escola. Dessa forma, saber lidar com essas realidades e assumir a mudança é o primeiro passo para alterar o atual modelo de ensino, aplicado há 150 anos, para o novo modelo da escola do século 21.

Nesta fase do curso serão abordadas questões e práticas sobre como implantar as TIC no ambiente escolar, educação em nuvem e criação de portfólios.


Informações Complementares:

Caso tenha efetuado a sua opção de compra, verifique o início de sua participação nas atividades do Curso.

A Secretaria de Cursos da Topict Learning fará contato para lhe repassar informações complementares, de acordo com a sua opção de compra.