Cursos por Níveis

Unidade II

Curso 01 - Criação de Sites Escolares e Publicação de Conteúdos na Web

Professores e diretores de escolas estão cada vez mais bem equipados para interagir com seus alunos através da web, mas em vez de atuarem como receptores passivos do melhor que a web tem a oferecer, poderão aprender a utilizar plenamente os mesmos recursos a favor da aprendizagem e da comunidade escolar. No entanto, para usarem esses recursos digitais de criação de páginas e sites na web será fundamental adquirirem conhecimento de planejamento, design, desenvolvimento e manutenção. Estas são diretrizes importantes para a criação de sites e com estas competências, professores - web designers conseguem auxiliar seus alunos na produção digital e respectivamente avaliar as mesmas produções quando propostas em sala de aula.

As atividades de web designer fazem parte há muito tempo do mundo corporativo e nos últimos dez anos está se tornando também uma realidade no mundo da educação, isto graças à introdução de novos softwares para criação de páginas na web.

Este módulo é sobre como educadores poderão aproveitar o poder da web para fortalecer o ensino e aprendizagem além da sala de aula e, em relação às atividades para construção de sites escolares, desenvolvimento de sites a favor da comunidade educacional - formada por professores, gestores, alunos e pais e, respectivamente sobre a responsabilidade da publicação de um site escolar na web.


Curso 02 - Criação de Apresentações Digitais

O uso de sistemas de projeção digital em escolas de todo o mundo está se tornando cada vez mais comum. Durante as aulas, professores usam esses sistemas como ferramentas de comunicação com seus alunos. Quando bem feitas, apresentações digitais podem facilitar a retenção dos alunos, mas por outro lado podem também distraí-los em relação à mensagem do educador.

Tudo vai depender da atuação e habilidade de cada professor conquistar a atenção dos seus alunos. Todavia, saber combinar a oralidade com apresentações digitais pode ser eficaz para reter atenção dos alunos.

Neste módulo serão realizadas atividades práticas sobre o emprego das apresentações digitais no ensino e aprendizagem. A abordagem deste módulo trata sobre a criação de apresentações simples, ramificadas e eficazes para reter atenção dos alunos. Sobre a inclusão da escrita e de elementos visuais para produção de apresentações digitais, sobre o tempo estimado e desenvolvimento das apresentações digitais. Sobre processos e fluxo de trabalho e quando a mesma classe de alunos participa da criação da mesma apresentação digital. Serão tradadas, também, as temáticas sobre disposição e layout e conceitos quanto à distribuição escolar das apresentações digitais.

Curso 03 - Produção Audiovisual a Favor da Aprendizagem

A visão e a audição são dois sentidos e mantêm entre si relações privilegiadas de complementaridade e oposição. No entanto, impactam diretamente a forma de aprendizagem dos alunos de todas as idades.

A associação entre som e imagem é, desde muito cedo, estabelecida a partir do contato com o meio exterior e naturalizada de fato pela aprendizagem. São duas maravilhosas percepções e, quando associadas em dois termos - ‘Áudio + Visual’ -, tornam-se elementos autônomos que conseguem manifestar suas presenças numa grande variedade de meios de comunicação.

Em nova perspectiva para a educação, as atividades audiovisuais, integradas às novas tecnologias, conseguem transmitir o prazer do aprendizado e da emoção de compreender as disciplinas e coisas do universo. Neste sentido, é importante que os professores aprendam a utilizar os recursos multimídia em sala de aula.

No decorrer das atividades deste módulo serão trabalhadas edição digital e publicação na internet, além das diversas atividades relacionadas à produção do audiovisual na aprendizagem.

Curso 04 - Avaliação de Softwares Educacionais

As tecnologias podem ser grandes aliadas no desenvolvimento cognitivo dos alunos, em especial através do uso de softwares educacionais, que muitas vezes são utilizados de forma subestimada e em muitos casos geram confusão e até mesmo temor - com exagerada frequência, não fazem mais do que servir de “maquiagem”. Em razão deste contexto, é imperativo que os educadores aprendam a identificar e compreender o conceito de Software Educacional (SE) para integrá-lo no processo de ensino e aprendizagem e, dessa forma, contribuir na criação de um ambiente que ofereça possibilidades para o aluno associar os conceitos estudados com aplicação no seu cotidiano, sem perder de vista que em alguns programas as interfaces e as atividades disponibilizadas deverão também permitir trabalhar os aspectos lúdicos, a fim de despertar o interesse por parte dos alunos.

Portanto, é fundamental considerarmos o papel do professor na escolha do software educacional, e sua escolha deverá estar fundamentada em razão da sua proposta pedagógica. Não se faz uma proposta de ensino para inserir um software. Pelo contrário, o software deverá ser escolhido de acordo com a proposta de ensino adotada. Com base nesse critério, este módulo foi desenvolvido para auxiliar educadores quanto aos critérios avaliativos da seleção de softwares educacionais e sobre interatividade com os usuários escolares, respectiva classificação de softwares, entre outros dados que possam influenciar positivamente no processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.


Informações Complementares:

Caso tenha efetuado a sua opção de compra, verifique o início de sua participação nas atividades do Curso.

A Secretaria de Cursos da Topict Learning fará contato para lhe repassar informações complementares, de acordo com a sua opção de compra.